A micropigmentação de sobrancelhas é um procedimento estético que vem conquistando muitos adeptos. Inclusive, muitos o veem como a solução ideal para ter sobrancelhas mais bonitas, volumosas e harmonizando com a anatomia do rosto. Contudo, existem dúvidas sobre micropigmentação muito comuns e que é importante para o designer saber.
A micropigmentação de sobrancelhas é um procedimento estético que vem conquistando muitos adeptos. Inclusive, muitos o veem como a solução ideal para ter sobrancelhas mais bonitas, volumosas e harmonizando com a anatomia do rosto. Contudo, existem dúvidas sobre micropigmentação muito comuns e que é importante para o designer saber.
Sabendo disso, separamos nesse artigo algumas das principais questões envolvendo esse procedimento estético. Assim, será possível sanar qualquer dúvida ou objeção, evitando problemas futuros e até ampliando o nível de aceitação para micropigmentação entre suas clientes. Confira!
A micropigmentação é um procedimento indicado para a maioria das pessoas que buscam uma sobrancelha mais marcada e volumosa.
No geral, as únicas restrições para a micropigmentação é apenas para gestantes e lactantes. Pessoas que estão fazendo algum tipo de tratamento quimioterápico podem fazer o procedimento, mas somente com autorização médica.
Quando o assunto é micropigmentação, muitos acham que essa técnica oferece resultados de modo permanente. Contudo, isso não é verdade.
Os resultados desse procedimento normalmente são prolongados, com duração média de 1 a 2 anos, a depender do caso. Mas, após esse prazo, é preciso fazer sessões para retoque se quiser manter os efeitos da micropigmentação por mais tempo.
Ao contrário do que se imagina, a micropigmentação é um efeito que pode ser obtido a partir de várias técnicas. Entre as mais comuns, estão:
Sim. Atualmente com o avanço da tecnologia aplicada ao segmento de beleza e estética, existem procedimentos como a despigmentação que ajuda a desfazer a micropigmentação. Inclusive, nesse caso, o procedimento também é indicado para quem deseja refazer o desenho.
Um dos fatores que impedem as pessoas de fazer o procedimento é a dúvida se a micropigmentação causa dor.
No geral, os pacientes toleram bem o procedimento, que tende a gerar apenas uma dor leve na região das sobrancelhas.
Além disso, normalmente se usa um anestésico tópico que ajuda a reduzir o desconforto. Contudo a dor é um fator bem relativo e que pode variar de pessoa a pessoa.
Na micropigmentação de sobrancelha existem diversas tonalidades de pigmentos que o designer pode aplicar. A escolha vai depender da cor dos fios do cliente, seu tom de pele e também a cor do cabelo.
Por isso, é de extrema importância que o profissional possua boas noções de calorimetria. Assim ele poderá avaliar esses aspectos com maior precisão, e definir o pigmento ideal para harmonizar com o visual do cliente, garantindo um resultado mais natural possível.
Esse é um dos mitos sobre micropigmentação de sobrancelhas muito comuns, mas que não procede.
Isso porque, o pigmento aplicado possui propriedades especificas para essa finalidade e, portanto, são seguros para uso nas sobrancelhas.
Além disso, o procedimento como um todo estimula a área promovendo a irrigação sanguínea. Isto, por sua vez, não apenas mantém a firmeza dos fios existentes, como também pode estimular o nascimento de novos fios.
Como já dito, o pigmento usado nesse procedimento é escolhido com base na análise da pele e fios de cada cliente. Logo, a coloração que irá predominar é a que já existe em cada pessoa que faz a micropigmentação.
A princípio, a cor da sobrancelha fica um pouco mais escura nas primeiras 72 horas após a sessão. Mas depois, ela vai clareando e se ajustando ao tom natural de cada pessoa com o tempo.
Essa é outra dúvida muito recorrente entre aqueles que buscam mudar o visual das sobrancelhas. Embora ambas as técnicas visam melhorar e harmonizar a aparência dessa região, existem alguns aspectos que diferenciam um procedimento do outro.
Entre os principais, estão a técnica aplicada e equipamento usado. Aproveite para conferir também um artigo completo que fizemos sobre o assunto e entenda mais sobre a diferença entre micropigmentação e microblading.
Sim. Nesse caso, o cliente que ainda tem dúvidas sobre como ficará o resultado da micropigmentação em seu rosto, pode fazer uma simulação do procedimento.
Para isso, o profissional desenha os fios com o lápis dermatográfico simulando como ficará o efeito final do procedimento.
Uma vez que o procedimento seja realizado por um profissional capacitado e com os produtos adequados, o mesmo não oferece qualquer dano à saúde da pele.
Agora, quando isso não acontece, o cliente fica sujeito a alguns efeitos colaterais como queloides ou até mesmo aplicação da coloração errada nas sobrancelhas.
De modo geral, quem faz esse procedimento só pode expor a região aos raios solares depois de 30 dias de concluída a micropigmentação e mediante uso de protetor solar.
Além disso, outros cuidados pós-micropigmentação também são importantes e devem ser seguidos à risca, como:
Sim. Pessoas com ausência completa dos fios nessa região podem fazer o procedimento para desenhar novos fios, mas mantendo a naturalidade em sua composição, inclusive respeitando o formato dos fios originais.
Portanto, essas são as dúvidas mais comuns sobre micropigmentação de sobrancelhas. Outras questões normalmente podem surgir envolvendo esse procedimento.
Mas, com a prática e o aprimoramento da técnica através de cursos de especialização qualquer profissional estará pronto para esclarecer qualquer dúvida para suas clientes.
Após a confirmação do pagamento você acesso o conteúdo imediatamente, disponível 24/7